Formação em Trabalho Sistêmico e Constelação Organizacional


Certificação Internacional

Instituto Sistêmica, em parceria com o Bert Hellinger Instituut Nederland, apresenta a Formação Profissional em Trabalho Sistêmico e Constelações Organizacionais para fornecer e treinar o participante em ferramentas que o capacitem a ser o agente de mudanças no trabalho com sistemas complexos.

Este programa é indicado para profissionais prontos para liderar, facilitar e guiar mudanças sistêmicas nos seus ambientes de trabalho. Coaches, consultores, executivos, líderes, profissionais e gerentes de Recursos Humanos, mediadores de conflito, empresários e proprietários de organizações e qualquer pessoa que trabalhe com ou em organizações.

Realização:

Responsável pelo conteúdo, desenho, qualidade, logística e execução.

Responsável pelo mentoring do conteúdo, do formato e da qualidade do programa.

 

Proposta +


Fornecer um programa de treinamento profissional que desenvolva facilitadores e coaches em Trabalho Sistêmico e Constelações Sistêmicas em contextos organizacionais e profissionais.

Prover ferramentas e vivências práticas para que o participante possa aplicar a abordagem sistêmica para si e no seu ambiente de trabalho – consultoria, coaching, trabalho com líderes, times, colegas, parceiros – em busca de opções de ação e novas possibilidades em direção aos resultados desejados.

Acompanhar o desenvolvimento e evolução dos participantes na utilização e aplicação das ferramentas através de supervisão durante os módulos.

"Organizações aprendem apenas através de indivíduos que aprendem."
Peter Senge

Sensibilizar os participantes dos ganhos da busca pelo o que não está visível e sim por trás dos sintomas percebidos. Apontar que questões não óbvias podem ser a chave para grandes mudanças na empresa e que esta ampliação de visão é possível através da incorporação da Visão Sistêmica da Organização.

Apresentar conceitos e princípios do Trabalho Sistêmico e da Constelação Organizacional já utilizados com sucesso por grandes empresas ao redor do mundo, a partir de casos reais. Estes conceitos serão utilizados e vivenciados imediatamente nos contextos de cada participante, por meio de dinâmicas conduzidas pelo trainer e pelos próprios participantes durante a formação.

Apresentar e experimentar as contribuições da Constelação Sistêmica Organizacional e suas diversas possibilidades de utilização pelas empresas, ampliando ainda mais a visão dos participantes do poder desta ferramenta.

Praticar, expandir e evoluir a abordagem do trabalho sistêmico e das Constelações Sistêmicas Organizacionais, iniciado por Gunthard Weber, assim como o trabalho do Bert Hellinger Instituut Nederland, desenvolvido a partir da abordagem original de Bert Hellinger e das Constelações Sistêmicas Familiares.

Estrutura +


A estrutura da Formação Profissional abrange um conjunto de cinco módulos.

A duração de cada módulo é de quatro dias, sendo que o primeiro dia de cada um dos módulos corresponde a um workshop dedicado a trabalhos individuais dos participantes. Este workshop é vivencial e aberto para contratação e participação do público em geral. A Formação tem como premissa que para atuar com o Trabalho Sistêmico e com as Constelações Organizacionais é necessário que o participante entre em contato com suas próprias questões, trabalhe e aprenda com elas. O workshop sistêmico é uma oportunidade deste desenvolvimento e prática.

O primeiro dos módulos, o chamado Módulo Fundamentos, é considerado pré-requisito para os demais e poderá ser contratado separadamente. Ele corresponde ao Curso Inicial – Fundamentos do olhar Sistêmico e das Constelações Organizacionais.

Fará parte da formação a participação dos alunos em grupos de experimento, estudo e prática no intervalo de tempo entre os módulos. Estes grupos terão seus trabalhos direcionados pelo treinador de acordo com o conteúdo e práticas já estudados. Os participantes serão convidados a apresentar cases, aprendizados e dúvidas para todo o grupo da Formação. As horas dedicadas a estas atividades serão apontadas no certificado de cada participante, além das horas de treinamento.

Os participantes serão convidados a conduzir trabalhos sistêmicos e constelações durante a formação, com suporte e supervisão do treinador.

Metodologia de Ensino +


Os alunos serão convidados a praticar desde o início, experimentando vários papéis (cliente, facilitador, representante, participante, coach), observando o treinador, a si mesmo, os outros e os sistemas em foco, fazendo exercícios, adquirindo conhecimentos teóricos e aperfeiçoando suas competências.

Andragogia

Esta formação se baseia no conceito de Andragogia, que é o aprendizado a partir das experiências. Elas servem de ilustrações e exemplos para facilitar a compreensão e aquisição de conceitos/conhecimentos e técnicas, pois são mais reais e concretas que qualquer exemplo ou caso de livro. Desta forma, o adulto aprende enquanto vivencia e se sente motivado, pois este aprendizado útil atende suas necessidades de encontrar opções e resolver problemas e situações do seu momento presente, a partir de bagagem de vida e maturidade já adquirida.

Diferenciais +


Introduz uma ferramenta poderosa e inovadora que traz uma visão mais ampla para situações diversas, inclusive aquelas em que a empresa possui sintomas indesejados, tais como dúvidas de que caminho tomar, desconhecimento de solução/antídoto, uma certa paralisia no problema ou, ainda, conflitos e dificuldade de atingir os resultados esperados.

Gera no participante motivação para colocar este conhecimento em ação, uma vez que utilizaremos casos práticos para vivenciar, ilustrar e fixar o conhecimento, além do envolvimento do público de forma experiencial.

Leva o participante a refletir e identificar questões suas ou da empresa, atuais ou passadas, promovendo a ampliação de perspectiva e a identificação de novas possibilidades de ação para elas, de acordo com o poder e o nível de atuação de cada um.

Benefícios +


Para a empresa/organização


  • Ter acesso a uma ferramenta que possibilita mais harmonia e equilíbrio nas relações entre os indivíduos que compõem a organização;
  • Ampliar ainda mais a visão da realidade para uma VISÃO SISTÊMICA com a qual passa a ter mais escolhas, uma vez que o participante tem a opção de sair das soluções antigas e já instituídas, do piloto automático do pensar/sentir e agir;
  • Trazer à tona dinâmicas e padrões sistêmicos que atuam de forma inconsciente através de indivíduos e grupos, para poder atuar sobre eles de forma criativa e consciente em direção às mudanças desejadas;
  • Entender o funcionamento da organização e perceber o quão dinâmico é seu equilíbrio e como diferentes forças atuam sobre ele;
  • Encontrar e testar novas opções de atuação;
  • Obter conhecimento através de vivências transformadoras;
  • Incorporar a visão sistêmica, seus princípios e suas implicações no ambiente organizacional, na liderança, na gestão técnica de processos e pessoas, contribuindo para análises e soluções mais amplas e multifacetadas;
  • Ter mais embasamento e meios para desenvolver equipes como times, favorecendo a coesão para um objetivo comum.


Para o participante


  • Entender melhor os princípios sistêmicos que estão presentes em qualquer sistema social e, mais especificamente, no Sistema Organizacional, com suas particularidades e toda a sua complexidade, para assim ser agente de mudanças;
  • Afinar a percepção para questões sistêmicas complexas, de forma a contribuir na condução de ações que levem clientes, empresas e o participante aos resultados (quaisquer que sejam eles, tais como metas, crescimento, harmonia, evolução, bem-estar etc.);
  • Conhecer e praticar um amplo repertório de diferentes tipos e desenhos de trabalhos sistêmicos e constelações organizacionais e intervenções sistêmicas, a partir de casos reais de clientes ou de questões levantadas pelos próprios participantes;
  • Ter à mão uma ferramenta abrangente tanto para diagnóstico quanto para planejar e facilitar intervenções e constelações sistêmicas, contribuindo para o desenho de soluções inéditas, qualquer que seja a área de atuação do participante;
  • Explorar e definir o estilo do aluno como facilitador de trabalhos sistêmicos, a partir dos modelos e técnicas ensinados e praticados, e das ferramentas que o aluno já possui no seu repertório;
  • Enriquecer o repertório e competências do participante como coach, líder, empresário, consultor e/ou profissional de organizações, utilizando um enfoque inovador e abrangente, pois permite contato com uma realidade que vai além do indivíduo (pois considera o todo, como as partes se interligam e se relacionam);
  • Participar de um curso com qualidade e certificação internacional;
  • Obter resultados mais efetivos em processos de Coaching, Consultoria e projetos em geral;
  • Ter a oportunidade de praticar o conhecimento recebido de forma individual ou em grupo, utilizando casos reais (do próprio aluno, de seus clientes e de sua empresa) com o suporte e supervisão do treinador, além de espaço de experimentação, compartilhamento e troca de aprendizados, conquistas e dúvidas durante todo o curso;
  • Desenvolver-se pessoal e profissionalmente.

    Agenda


 

2016

 

Workshop Sistêmico 25 de Jun
Workshop Sistêmico 09 de Jul
Módulo Fundamentos 09,10,23 e 24 de Jul
Módulo Coaching Sistêmico 18 a 21 de Ago
Workshop Sistêmico 20 de Ago
Workshop Sistêmico 17 de Set
Workshop Sistêmico 12 de Nov
Módulo Grupos e Times 12 a 15 de Nov
Módulo Exploração e Diagnóstico 09 a 11 de Dez