Constelação Organizacional

O que é Constelação Sistêmica Organizacional?

Este trabalho foi desenvolvido inicialmente pelo alemão Bert Hellinger em 1995, a partir de várias linhas do desenvolvimento humano, para obter informações, harmonizar e desenvolver sistemas humanos (sociais).

Considera o indivíduo não como algo isolado e sim fazendo parte, interagindo, afetando e sendo afetado por todos os sistemas dos quais ele participa. Como indivíduos, somos capazes de nos conectar e obter informações destes campos ou áreas de interconectividade, como grupo familiar, grupo de amigos, grupo organizacional e todos os outros. Cientistas chamam estes campos de morfogenéticos (Morphogenic Field) ou ainda campos de conhecimento (Knowing Field).

Esta metodologia considera que o corpo humano tem a capacidade de percepção representativa do que ocorre nestes sistemas. Para tal tarefa, utiliza todo o seu aparato perceptivo e especialmente o cérebro humano com seus múltiplos sistemas de neurônios-espelho, especializados em executar e compreender não apenas as ações dos outros, mas suas intenções, o significado social do comportamento deles e até suas emoções.

Desta forma, esta técnica torna visíveis as dinâmicas ocultas desses sistemas, sendo que, através dos desdobramentos dessas dinâmicas é possível gerar movimento para que a vida flua e que todos que participam desse sistema possam manifestar o seu potencial em plenitude. A somatória das interações dos componentes deste sistema é que define resultado obtido por ele, daí a grande importância para as organizações de se trabalhar sistemicamente as relações dos elementos que as compõem.

Utilizando esta técnica é possível acessar e explorar a imagem que já está construída dentro de nós, referente aos sistemas que participamos. Dificilmente temos acesso a ela de outra forma, devido aos nossos mecanismos de leitura da realidade como filtros, generalizações, deleções e muitos outros.

Gunthard Weber foi o pioneiro no desenvolvimento desta metodologia para o contexto das organizações, uma vez que elas também são sistemas e, devido à sua complexidade, podem usufruir com muito sucesso deste método.

Depois dele, muitos consultores em todo o mundo têm utilizado e incorporado mais e mais o trabalho sistêmico e os princípios que o regem, como Jan Jacob Stam, através de variações deste trabalho chamadas: Intervenções Sistêmicas, Consultoria Sistêmica e Coaching Sistêmico - além das próprias Constelações Sistêmicas.

Esta metodologia tem evoluído cada vez mais para apoiar as organizações nas suas várias necessidades e especificidades, e permitir o encontro de opções de ação que darão sustentabilidade não só para soluções de problemas, mas também para ciclos de crescimento e prosperidade.

É uma ferramenta inovadora e pode ser utilizada em qualquer organização, de qualquer porte. A partir da identificação das forças e dinâmicas inconscientes que agem em um determinado contexto organizacional, ela fornece a possibilidade de intervenções práticas e respeitosas. Como resultado, oferece aos profissionais que atuam com e nas organizações, insights, novas formas de atuar, novas opções para  atingir os resultados e equilíbrio tão desejados nas organizações em todo o mundo.

    Agenda


 

2016

 

Workshop Sistêmico 25 de Jun
Workshop Sistêmico 09 de Jul
Módulo Fundamentos 09,10,23 e 24 de Jul
Módulo Coaching Sistêmico 18 a 21 de Ago
Workshop Sistêmico 20 de Ago
Workshop Sistêmico 17 de Set
Workshop Sistêmico 12 de Nov
Módulo Grupos e Times 12 a 15 de Nov
Módulo Exploração e Diagnóstico 09 a 11 de Dez